Youtube toma medidas severas contra o uso de IA
A gigante rede de vídeos pretende minimizar a utilização indevida de inteligência artificial em sua plataforma.
O YouTube, plataforma de vídeos do Google, atualizou sua política de privacidade em resposta às crescentes preocupações sobre o uso inadequado de ferramentas de inteligência artificial. A partir de agora, a plataforma oferece um formulário específico para solicitações de remoção de conteúdo, permitindo que os usuários denunciem vídeos que imitem suas vozes ou rostos.
Preocupações da empresa
De acordo com a atualização, esses formulários serão "manualmente revisados" pela equipe do YouTube, além de advertir que qualquer abuso da nova ferramenta pode resultar em banimento. A medida não representa uma oposição direta à IA, mas sim um esforço para distinguir entre conteúdos gerados pela tecnologia e aqueles criados por humanos.
Uma luta não tão nova
Recentemente, o YouTube lançou diversas ferramentas para identificar conteúdos que utilizam IA generativa que, no entanto, não foram suficientes para lidar com o problema do "roubo de identidade" através de deepfakes, que são algoritmos capazes de recriar feições e vozes de uma pessoa, atribuindo-lhe ações ou falas que não ocorreram. O formulário de denúncia de conteúdos inadequados agora inclui uma terceira opção dedicada a materiais "sintetizados", mencionando especificamente a imitação de voz ou rosto. Esta opção não estava disponível anteriormente, e visa combater vídeos que utilizam do recurso para fins maliciosos.
Precaução
Com essa atualização, o Google demonstra um interesse significativo em fortalecer sua plataforma contra o uso indevido de IA. Considerando o potencial de mau uso dessa tecnologia, é natural que empresas busquem se antecipar aos problemas que podem surgir.
Fonte: Youtube Official Blog
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: Unsplash (@eyestetix)