YouTube cria rótulo para conteúdo gerado por IA
A plataforma está implementando um rótulo de conteúdo gerado por IA, porém ficará a cargo dos produtores de conteúdo fazerem a identificação em seus videos.
O YouTube está adotando medidas para garantir transparência em seu conteúdo, especialmente no que diz respeito ao material sintético ou gerado por inteligência artificial (IA). A plataforma anunciou que agora os criadores de conteúdo terão a opção de auto-rotular seus vídeos durante o processo de upload, caso contenham elementos sintéticos que imitam a realidade. Dessa forma, a iniciativa visa aprimorar a autenticidade e minimizar a disseminação de desinformação.
Diretrizes Claras para Criadores de Conteúdo
Os criadores de conteúdo estão sendo orientados a marcar seus vídeos com conteúdo “alterado ou sintético” que possa ser percebido como realista. Exemplos incluem vídeos que mostram pessoas reais fazendo ações que nunca ocorreram, alterações em imagens de eventos reais, ou cenários completamente fabricados que parecem genuínos. Contudo, o YouTube esclarece que não exigirá divulgações para uso de filtros estéticos comuns, efeitos especiais ou conteúdos claramente fictícios, como animações.
Segundo o YouTube..
"Os criadores precisam colocar o aviso quando o conteúdo:
- Faz com que uma pessoa real pareça dizer ou fazer algo que ela não disse ou fez
- Altera a filmagem de um evento ou lugar real
- Gera uma cena de aparência realista que não existiu de verdade
Isso inclui conteúdo que foi alterado total ou parcialmente ou produzido com ferramentas de criação e edição de áudio, vídeo ou imagens."
Política de Conteúdo Gerado por IA no Youtube
A política de conteúdo gerado por IA do YouTube é desenhada em dois níveis, com regras estritas para proteger artistas e gravadoras, permitindo-lhes solicitar a remoção de músicas deepfake, por exemplo. Ao mesmo tempo, oferece diretrizes mais flexíveis para o conteúdo geral.
A plataforma também está desenvolvendo um processo atualizado de privacidade para indivíduos que se veem representados por meio de deepfake, embora os detalhes ainda estejam sendo elaborados.
O cumprimento dessas diretrizes depende fortemente da honestidade dos criadores em identificar a natureza do conteúdo de seus vídeos. O YouTube também expressou o compromisso de investir em ferramentas de detecção para identificar conteúdo gerado por IA, apesar dos desafios históricos na precisão dessas tecnologias. A plataforma poderá adicionar rótulos de IA a vídeos não marcados pelos criadores, especialmente se houver risco de confusão ou desinformação.
Rótulos para Temas Sensíveis
Para tópicos delicados como saúde, eleições e finanças, o YouTube planeja implementar rótulos mais visíveis diretamente nos vídeos, reforçando a importância da transparência e da responsabilidade na era da inteligência artificial. Esta nova medida destaca o esforço contínuo do YouTube em equilibrar a inovação tecnológica com a necessidade de proteger sua comunidade contra o potencial de conteúdo enganoso.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.