Volkswagen implementará IA em seus veículos
As novidades de inteligência artificial revolucionarão a maneira como os motoristas lidam com a rotina automotiva.
A Volkswagen anunciou uma inovação para seus novos carros: a integração com o ChatGPT. Conhecida por gerar textos através de comandos simples, essa inteligência artificial promete transformar a experiência de uso nos automóveis da marca.
A tecnologia está sendo lançada oficialmente nos modelos europeus da VW, incluindo Golf, Tiguan, Passat e toda a linha de elétricos ID. Segundo a montadora, a IA será integrada à assistente de voz existente, a IDA, ampliando significativamente suas capacidades.
Anúncio e novidades
Com essa integração, o ChatGPT permitirá que o assistente de voz realize tarefas mais complexas além de funções básicas como ajustar a temperatura do ar condicionado. Agora, os motoristas poderão usar o comando “Hello IDA” ou o botão no volante para obter respostas sobre informações do dia a dia, como o resultado de uma partida de futebol ou a localização da farmácia mais próxima. Na propaganda de lançamento, o ator Ewan McGregor demonstra a tecnologia pedindo à IDA uma dica de piada para usar em sua aula de atuação.
Confira aqui o anúncio oficial.
De acordo com a Volkswagen, a IA ajudará os motoristas a se manterem focados na estrada, resolvendo questões do cotidiano de forma prática e segura. Ademais, um dos grandes diferenciais do sistema será a naturalidade da comunicação, excluindo a necessidade de utilizar uma linguagem robótica para interagir com a IDA, podendo manter uma conversa fluida e casual. “A Volkswagen tem uma longa tradição de democratização de tecnologias. Ao integrar perfeitamente o ChatGPT no backend do nosso assistente de voz, estamos oferecendo aos condutores a oportunidade de utilizar esta inteligência artificial diariamente, sublinhando, assim, o quão inovadores são os nossos produtos”, afirma Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Volkswagen, em comunicado oficial.
inquietações
Entretanto, a integração de uma IA nos veículos levanta preocupações sobre a segurança dos dados dos usuários. A Volkswagen assegura que “em nenhum momento o ChatGPT obtém acesso aos dados do veículo”, e que as informações são enviadas anonimamente à IA apenas quando a consulta não pode ser respondida pelo sistema Volkswagen. Além disso, todas as perguntas e respostas são imediatamente excluídas para garantir a privacidade dos dados.
Atualmente, a principal limitação da inteligência artificial nos veículos da Volkswagen é a disponibilidade de idiomas, estando disponível apenas em inglês (americano e britânico), espanhol, alemão e tcheco.
Fonte:CNN
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: Unsplash (@santesson89)