Universidade de Chicago revela que o GPT-4 supera analistas humanos em previsão de ações
Pesquisa expõe que modelos de linguagem de IA podem analisar demonstrações financeiras com maior precisão, alterando radicalmente o setor.
Desenvolvido pela Universidade de Chicago, o estudo consiste no fornecimento, ao GPT-4 , de demonstrações financeiras padronizadas e anonimizadas, juntamente com um prompt para simular como os especialistas processam as informações de mercado. Os insights gerados pelo GPT-4 superaram os dos analistas profissionais na previsão de tendências de lucro futuras, mesmo sem acesso a informações qualitativas.
Clique aqui para conferir a pesquisa de maneira completa.
Desempenho do Modelo
Além disso, o desempenho do GPT-4 não só se igualou, como também superou ligeiramente o de outros modelos de ponta treinados especificamente para tarefas de previsão de lucros. A pesquisa revelou que a capacidade do modelo provém de sua análise de tendências, índices e raciocínio econômico.
Importância do Estudo
Assim, este estudo demonstra que a inteligência artificial está prestes a alterar drasticamente o setor financeiro e desafia as desconfianças relacionadas aos limites da tecnologia em tarefas baseadas em julgamento. Em breve, todos terão acesso a um especialista financeiro de IA, democratizando a informação e a análise, mudando a forma como os não especialistas operam no mercado das ações.
Fonte: SSRN
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: Unsplash/Markus Winkler