Swift AI: Inteligência Artificial Derrota Pilotos Campeões em Corridas de Drones

O Swift AI é um drone com IA treinado com deep reinforcement learning e venceu 15 das 25 corridas contra campeões de corrida de drones.

01/09/20234 minutos
Salvar
swift-ai-inteligencia-artificial-ia-derrota-pilotos-campeoes-em-corridas-de-drone
A inteligência artificial (IA) atingiu um novo marco ao derrotar pilotos humanos campeões em corridas de drone. O Swift AI, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Zurique, venceu 15 das 25 corridas contra três pilotos campeões de drones em pistas de corrida 3D com velocidades de até 80 km/h e acelerações de até 5 g, Thomas Bitmatta, Marvin Schäpper e Alex Vanover. “Nosso resultado marca a primeira vez que um robô movido por IA derrotou um campeão humano em um esporte físico real projetado para e por humanos”, disse Elia Kaufmann, pesquisador que ajudou a desenvolver o Swift, à revista Nature.

Como Drone com IA Derrotou Humanos Campeões

O Swift AI utilizou uma técnica chamada aprendizado por reforço profundo (Deep Reinforcement Learning) para aprender a pilotar um drone de forma eficaz em um ambiente de corrida. As corridas de drone com visão em primeira pessoa(FPV) envolvem pilotar um drone em um percurso repleto de portões. Os drones devem passar os portões ​​de forma limpa, para não colidirem com as estruturas. Os pilotos veem o percurso por meio de um vídeo de uma câmera montada no drone. Durante o treinamento, o drone caiu várias vezes, mas como se tratava de uma simulação, os pesquisadores puderam reiniciar o processo. Em seguida, durante a corrida, o Swift AI usou uma rede neural para detectar os portões da corrida por meio de vídeos da câmera do drone e sensores para estimar a posição, orientação e velocidade do drone. Posteriormente, essas estimativas foram então usadas por outra rede neural para determinar os comandos a serem enviados ao drone.

Video: UZH Robotics and Perception Group

Reações dos Pilotos e Perspectivas Futuras

Os pilotos humanos campeões expressaram sentimentos contraditórios em relação à derrota para a IA. Eles reconheceram o potencial transformador da IA em esportes e reconheceram que a IA não se cansa. No entanto, eles também expressaram um desejo de continuar sendo os pilotos mais rápidos. “Este é o começo de algo que pode mudar o mundo inteiro. Por outro lado, sou um piloto, não quero que nada seja mais rápido que eu”, disse Bitmatta. E como observou Schäpper: “É diferente correr contra uma máquina, porque você sabe que a máquina não se cansa”. Porém, a pesquisa demonstra que a IA generativa está evoluindo e se tornando mais capaz de enfrentar desafios no mundo real...

Drones com IA no Mundo Real

O sucesso do Swift AI em lidar com desafios do mundo real, como turbulência aerodinâmica, desfoque de câmera e mudanças na iluminação, sugere que essa abordagem pode ser aplicada em cenários do mundo real, como busca e resgate em edifícios em chamas ou inspeções em grandes estruturas. Além disso, o uso da IA em drone tem implicações militares, embora os especialistas observem que não é imediatamente aplicável em contextos militares complexos, como seleção de alvos em drones militares autônomos.

Uso Militar e Cautela Ética com Drones com IA

Ao longo de nossa história diversas tecnologias foram desenvolvidas e posteriormente aplicadas no universo militar, como o avião, por exemplo. E por motivos óbvios, os militares têm um enorme interesse em drones alimentados por IA. Elliot Winter, professor sênior de direito internacional na Newcastle Law School, disse: “Devemos ter cuidado para não presumir que avanços como esses possam ser facilmente transplantados para um contexto militar para uso em drones militares ou sistemas de armas autônomos que estão envolvidos. em processos críticos, como a seleção de alvos.”Especialistas em ética robótica e direito internacional alertaram que, embora a IA tenha aplicações militares inevitáveis, como uso em drones militares, é necessário cautela ao aplicar essas tecnologias em contextos de guerra. Eles enfatizaram a importância de avaliar as implicações éticas e legais do uso de IA em aplicações militares complexas.
🚀Gostou do conteúdo? Continue lendo as principais notícias do mercado de IA. 📩Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial. Foto: Leonard Bauersfeld
Salvar

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba semanalmente, atualizações, ferramentas, tutoriais e prompts em seu e-mail.