Supercomputadores impulsionarão o desenvolvimento da Inteligência Artificial Geral
Projeto ambicioso da SingularityNET visa acelerar a evolução da AGI, sendo capaz de superar a mente humana.
Pesquisadores estão prestes a acelerar o desenvolvimento da Inteligência Artificial Geral (AGI) por meio de uma rede global de supercomputadores de altíssimo desempenho. De acordo com o planejamento, o primeiro será ativado em setembro, marcando o início de um projeto que promete revolucionar o campo da inteligência artificial.
Detalhes
A rede de supercomputadores, criada pela SingularityNET, será usada para hospedar e treinar as arquiteturas necessárias para a AGI. Segundo representantes da empresa, essa rede formará um "sistema de computação cognitiva em múltiplos níveis", utilizando tecnologias avançadas como redes neurais profundas, modelos de linguagem de grande escala e sistemas multimodais, que conectam comportamentos humanos a saídas multimídia.
Com conclusão prevista para o final de 2024 ou início de 2025, o projeto contará com componentes avançados, incluindo GPUs Nvidia L40S, processadores AMD Instinct e Genoa, racks de servidores Tenstorrent Wormhole com GPUs Nvidia H200, além dos sistemas GB200 Blackwell da Nvidia.
Entretanto, embora as abordagens inovadoras de IA desenvolvidas pela equipe reduzam a necessidade de dados, processamento e energia em comparação com redes neurais profundas padrão, ainda são necessárias instalações de supercomputação significativas.
Superinteligência
O objetivo da SingularityNET é fornecer acesso às informações necessárias para o crescimento da IA, AGI e, futuramente, uma superinteligência artificial — um conjunto hipotético muito mais avançado cognitivamente do que qualquer ser humano. Para isso, a empresa também desenvolveu um software exclusivo para gerenciar o cluster de computação federada, garantindo a abstração e proteção dos dados.
Os usuários terão acesso ao supercomputador por meio de um sistema tokenizado que permitirá a adição de novos dados aos conjuntos já existentes, utilizados para testar e implantar conceitos de AGI. Assim, a empresa planeja expandir a rede no futuro e aumentar o poder computacional disponível, contando com a colaboração de outras empresas dedicadas à pesquisa e desenvolvimento de IA de código aberto.
Fonte: Live Science
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: ChatGPT