Robô humanoide revolucionário é anunciado
O novo Figure 02 promete transformar a interação entre máquinas e humanos por meio de uma parceria estratégica com a OpenAI.
A Figure, empresa inovadora no campo da robótica, revelou seu mais recente robô humanoide Figure 02, uma evolução do modelo Figure 01, lançado em 2023. Com o objetivo de reafirmar sua liderança no mercado, a startup apresenta uma máquina que não apenas auxilia nas tarefas humanas, mas também aprende e se adapta continuamente ao ambiente, tornando-se uma ferramenta indispensável em diversas indústrias.
Investimento e novidades
A grande novidade desta versão é a parceria com a OpenAI, que foi crucial para a Figure levantar US$ 675 milhões em uma série de investimentos em fevereiro, avaliando a empresa em impressionantes US$ 2,6 bilhões. A colaboração com a startup de IA destaca-se na integração de redes neurais ao robô, permitindo que ele compreenda melhor o mundo ao seu redor e trabalhe de forma mais eficaz ao lado de humanos em ambientes como fábricas, desde que as medidas de segurança sejam devidamente implementadas.
Equipado com o ChatGPT, o Figure 02 pode aprender com seus colegas humanos e proporcionar um nível inédito de transparência sobre suas ações em tempo real. Essa capacidade de comunicação é especialmente crucial para robôs humanoides, projetados para operar livremente sem as tradicionais gaiolas de segurança usadas com braços robóticos em fábricas automotivas.
Atualmente, a empresa já está testando sua novidade em uma fábrica de produção da BMW em Spartanburg, Carolina do Sul. Segundo a startup, seus robôs aprenderam a mover e reorganizar diferentes peças de carro organicamente, de maneira semelhante ao comportamento humano por tentativa e erro. Esse tipo de "comportamento autocorretivo e aprendido" é relativamente novo no campo da robótica e representa um avanço significativo na capacidade de adaptação e eficiência em ambientes industriais.
Concorrência
Entretanto, a Figure não está sozinha nesta empreitada. No final do ano passado, a Agility Robotics demonstrou como está utilizando a IA generativa para melhorar a comunicação entre humanos e máquinas, enquanto a Amazon tem testado modelos de robôs humanoides em seus centros de distribuição, visando otimizar suas operações. Elon Musk, por outro lado, lidera projetos de grande investimento como o Grok AI e o Optimus na Tesla, em busca de aumentar o valor de mercado de suas empresas em trilhões de dólares.
Fonte: TechCrunch
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: Pplware (reprodução)