Reino Unido divulga fundo de £21 milhões para utilização de IA no Serviço Nacional de Saúde.
O Reino Unido anunciou um fundo de £21 milhões para ajudar o NHS a implantar ferramentas de diagnóstico baseadas em IA para apoiar a detecção precoce de várias doenças.
26/06/20233 minutos
Salvar

A conversa sobre a revolução da Inteligência Artificial entrou com força total neste ano, alimentada por aplicativos de IA generativos amigáveis, como o ChatGPT da OpenAI. No entanto, essas ferramentas levantam inúmeras questões legais e éticas. Porém, o surgimento de novos e poderosos modelos de linguagem ampla (LLMs) também tem o potencial de revolucionar a inteligência artificial na medicina.
Sendo assim, o governo do Reino Unido anunciou que está destinando £ 21 milhões (US$ 26,75 milhões) aos fundos do Serviço Nacional de Saúde (NHS). A fim de criar uma forma de financiamento para "acelerar a implantação das ferramentas de IA mais promissoras" em hospitais em todo o país.
🚀Gostou do conteúdo? Continue lendo as principais notícias do mercado de IA. 📩Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial. (Foto: Getty Images - Getty)
Inteligência Artificial não é novidade no NHS
Vale a pena notar que o NHS gerou polêmica no passado sobre suas incursões no mundo da IA. Em 2017, o regulador de dados do Reino Unido decidiu que uma parceria de compartilhamento de dados que o NHS havia firmado com o DeepMind do Google quebrou as leis de privacidade. Essa decisão resultou em uma ação coletiva contra o Google, que foi rejeitada por um tribunal do Reino Unido no início deste ano.O apoio do Reino Unido a IA
No entanto, com os recentes avanços em IA e LLMs, o Reino Unido tem corrido para se posicionar no centro da corrida do ouro da IA. Eles lançaram cúpulas "globais" e prêmios milionários para o desenvolvimento de IA. E criou diretrizes favoráveis às empresas de tecnologia em torno do desenvolvimento de IA. Além disso, £100 milhões foram destinados a uma força-tarefa para desenvolver modelos de IA para uso em áreas como educação e saúde. Recentemente, o primeiro-ministro Rishi Sunak anunciou que os gigantes da IA OpenAI, DeepMind do Google e Anthropic forneceriam "acesso antecipado ou prioritário" a todos os seus modelos de IA para apoiar a pesquisa sobre avaliação e segurança da IA. Nesse sentido, o Reino Unido lançou o AI Diagnostic Fund, a fim de trazer "as mais promissoras ferramentas de imagem e suporte à decisão" para diagnosticar e tratar pacientes com problemas cardíacos, câncer e derrames. O governo deseja implantar ferramentas de inteligência artificial para medicina em todas as redes de tratamento de AVC do NHS até o final deste ano, já tendo utilizado IA para apoiar a tomada de decisões clínicas durante a pandemia de COVID-19 em 2020.O que dizem os especialistas sobre a Inteligência Artificial na medicina
O Dr. Deb Lowe, diretor clínico nacional de medicina do AVC no NHS England, afirma que o uso do software de apoio à decisão de IA nos estágios iniciais do tratamento do AVC resulta em intervenções mais rápidas, reduzindo a probabilidade de incapacidade e salvando o cérebro. Além disso, o governo pretende usar IA para analisar radiografias de tórax, ajudando os médicos a detectar sinais precoces de câncer de pulmão, a principal causa de mortes relacionadas ao câncer no Reino Unido, com mais de 35.000 mortes a cada ano. De acordo com o departamento de saúde e assistência social do Reino Unido, os NHS Trusts poderão solicitar fundos para "qualquer ferramenta de diagnóstico de IA" considerada adequada para implantação, desde que justifiquem sua solicitação em termos de valor para o dinheiro.🚀Gostou do conteúdo? Continue lendo as principais notícias do mercado de IA. 📩Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial. (Foto: Getty Images - Getty)
Salvar