OpenAI mudará toda a sua estrutura corporativa: entenda
A startup, referência no campo da inteligência artificial, deve mudar seu sistema organizacional para um modelo mais tradicional, revelando novos planos da empresa para os próximos anos.
A OpenAI está prestes a realizar uma transformação significativa em sua estrutura organizacional. De acordo com o CEO Sam Altman, a companhia pretende abandonar o modelo atual, controlado por uma entidade sem fins lucrativos, para se tornar uma organização com fins lucrativos a partir de 2025. A informação foi divulgada durante uma reunião com a equipe, segundo um relatório da Fortune.
Altman não forneceu muitos detalhes sobre o processo de transição, mas deixou claro que a mudança trará grandes impactos na forma como a OpenAI opera. Apesar disso, foi garantido que a missão de criar uma IA benéfica para todos continuará sendo um pilar central da startup. Ademais, a divisão sem fins lucrativos, que foi o ponto de partida da empresa em 2015, seguirá existindo e desempenhando um papel importante.
Mudança
Fundada como uma organização sem fins lucrativos e financiada por doações, a OpenAI logo percebeu que esse modelo não seria viável a longo prazo, especialmente com os custos crescentes em pesquisa de IA e desenvolvimento de poder computacional. A companhia conseguiu arrecadar US$ 130,5 milhões em doações, mas os desafios financeiros levaram à criação de uma subsidiária lucrativa, possibilitando a captação de recursos de grandes empresas, como a Microsoft.
Atualmente, a OpenAI possui uma estrutura híbrida, onde a divisão sem fins lucrativos mantém o controle sobre o braço lucrativo, que, por sua vez, controla uma holding que recebe investimentos. Existe também um limite no retorno de lucros aos investidores, sendo que qualquer receita excedente é redirecionada à divisão sem fins lucrativos. No entanto, com o crescimento nas receitas da empresa, impulsionado principalmente pelo sucesso do ChatGPT Plus e, agora, pelo recém lançado ChatGPT o1, essa estrutura está prestes a ser revisada.
Importância
A transição para um modelo de negócios com fins lucrativos reflete a necessidade da OpenAI em acompanhar o rápido avanço da tecnologia de inteligência artificial e seus custos elevados. Ao adotar uma estrutura corporativa mais tradicional, a OpenAI pode atrair mais investimentos, aumentar sua capacidade de inovação e manter sua posição de liderança no setor.
Fonte: Fortune
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: Reprodução