OpenAI e Thrive Global anunciam IA focada em saúde

Líderes em tecnologia unem forças para revolucionar o atendimento médico com uso de inteligência artificial.

09/07/20243 minutos
Salvar
openai-e-thrive-global-anunciam-ia-focada-em-saude

A OpenAI e Arianna Huffington anunciaram o financiamento conjunto do desenvolvimento de um “coach de saúde” baseado em IA através da Thrive AI Health. Os CEOs da Open AI e Thrive Global afirmaram que o bot será treinado com base nas “melhores ciências revisadas por pares”, além de utilizar “dados biométricos pessoais, laboratoriais e outros dados médicos que você optar por compartilhar”.



Detalhes da iniciativa



Para liderar o projeto, a empresa contratou DeCarlos Love, ex-executivo do Google que trabalhou com o Fitbit e outros dispositivos. Ademais, a Thrive AI Health também estabeleceu parcerias de pesquisa com várias instituições acadêmicas e centros médicos, como Stanford Medicine, o Instituto de Neurociências Rockefeller da Universidade da Virgínia Ocidental e a Escola de Medicina Alice L. Walton. Com isso, o objetivo da ação é fornecer insights para aqueles que de outra forma não teriam acesso, como uma mãe solteira procurando ideias rápidas de refeições para seu filho doente ou uma pessoa imunocomprometida em busca de simples conselhos entre consultas médicas.



O bot ainda está em seus estágios iniciais, mas com foco em encorajar suavemente pequenas mudanças em cinco áreas-chave: sono, nutrição, fitness, gerenciamento de estresse e conexão social. Fazendo ajustes menores, como sugerir uma caminhada de 10 minutos após pegar seu filho na escola, a Thrive AI Health visa impactar positivamente pessoas trazendo novos hábitos, para assim resultar em uma maior qualidade de vida. Tendo isso em vista, a ideia não é fornecer diagnósticos reais como um médico faria, mas sim guiar os usuários para um estilo de se viver mais saudável.



Cautela



No entanto, também existem preocupações. Compartilhar dados de saúde com qualquer pessoa que não seja um médico de confiança pode resultar em vazamento de informações. Há também o risco de o bot fornecer informações perigosas ou até fatais, além da possibilidade de que o atendimento de qualidade seja reduzido a respostas rápidas e falhas sem supervisão humana.



Avançar o sistema médico com IA pode ser extremamente benéfico para a sociedade, desde que funcione de fato. Embora uma inteligência artificial que diga para você dormir mais não seja exatamente um milagre, haverão progressos promissores no setor de saúde com a implementação correta do projeto. Mas, para isso, o desafio de Altman e Huffington será construir a confiança para um produto que lida com algumas das suas informações mais privadas, enquanto navegam pelos limites do poder da novas tecnologias.


Fonte: Time Magazine



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.


📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.


Foto: Geeky Gadgets (reprodução)

Salvar

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba semanalmente, atualizações, ferramentas, tutoriais e prompts em seu e-mail.