OpenAI divulga plano para impulsionar a IA nos EUA com apoio de Trump
Empresa busca flexibilização regulatória e atração de investimentos para fortalecer liderança americana em inteligência artificial.
A OpenA revelou um plano estratégico para impulsionar o desenvolvimento da inteligência artificial nos Estados Unidos e fortalecer seu relacionamento com a administração do presidente eleito Donald Trump. Em dezembro, o CEO da empresa, Sam Altman, doou US$ 1 milhão ao fundo inaugural de Trump, seguindo o movimento de outros líderes do setor de tecnologia para estreitar laços com o novo governo.
Detalhes
Na segunda-feira (13), a OpenAI apresentou um documento de 15 páginas intitulado "A.I. in America: Economic Blueprint", no qual detalha medidas para fomentar o avanço da IA no país, mitigar seus riscos e manter a liderança tecnológica sobre a China. Chris Lehane, chefe de políticas globais da empresa, enfatizou que os EUA precisam agir para maximizar as possibilidades da IA e minimizar seus danos, estando comprometidos em trabalhar com legisladores para garantir que os benefícios da tecnologia sejam compartilhados.
Propostas
Entre as propostas, o plano sugere a flexibilização de regulamentações para acelerar o crescimento da infraestrutura de data centers, essenciais para o funcionamento de sistemas de IA. A OpenAI também propõe políticas para atrair investimentos estrangeiros, especialmente de países do Oriente Médio como Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. Segundo a empresa, a falta de incentivos para esses países investirem nos EUA poderia redirecionar recursos para a China, fortalecendo a influência do Partido Comunista Chinês no setor de IA global.
Outra recomendação do plano é a adoção de uma abordagem moderada para regulamentações de segurança e confiabilidade das tecnologias de IA. Assim, alertou-se que regulamentações estaduais mais rígidas, como as debatidas na Califórnia, podem gerar desarmonia na segurança nacional e reduzir a competitividade econômica americana.
Diálogo
Para promover o diálogo com o novo governo, a OpenAI planeja um evento em Washington, no dia 30 de janeiro, onde Altman apresentará as capacidades econômicas da IA, discutirá políticas públicas e demonstrará novas tecnologias para legisladores, economistas e autoridades governamentais.
Com esse plano, a OpenAI reforça sua posição como líder global no setor de inteligência artificial, enfrentando grandes concorrentes do mercado. A empresa busca moldar regulamentações e atrair investimentos significativos para garantir que os EUA permaneçam na vanguarda tecnológica e econômica da IA.
Fonte: The New York Times e OpenAI
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: OpenAI