Open AI compra plataforma corporativa milionária
A aquisição da "Multi" mostra foco da empresa de inteligência artificial no mercado empresarial.
A OpenAI continua sua sequência de aquisições estratégicas. Poucos dias após adquirir a empresa de tecnologia de banco de dados Rockset, a pioneira em inteligência artificial anunciou a compra da Multi (anteriormente conhecida como Remotion), uma startup especializada em plataformas de colaboração empresarial com foco em vídeo, que terá, segundo rumores, a maioria de sua equipe integrada após a conclusão do negócio.
Confira aqui o anúncio feito nas redes sociais.
Multi e sua desativação
Alexander Embiricos, CEO e cofundador da Multi, anunciou que a plataforma será desativada após o dia 24 de julho. "Estamos extremamente empolgados em compartilhar que a Multi está se juntando à OpenAI", escreveu o empresário em uma postagem no blog da Multi. "Obrigado a todos que usaram a Multi. Foi um privilégio construir com vocês e aprendemos muito com a experiência."
Embiricos e Charley Ho, cofundador da Multi e ex-engenheiro de software do Google, criaram a Multi com o objetivo de desenvolver uma plataforma baseada no Zoom para equipes remotas colaborarem por meio de videochamadas. Com isso, a ferramenta oferecia recursos como a capacidade de colaborar em compartilhamentos de tela de até 10 pessoas simultaneamente, atalhos personalizáveis e links diretos automáticos para códigos, designs e documentos.
Estratégias da OpenAI
Assim como na compra da Rockset, a aquisição da Multi parece se alinhar com a estratégia recente da OpenAI de investir pesadamente em soluções empresariais. Recentemente, a empresa revelou que a versão corporativa de sua plataforma de chatbot com inteligência artificial, o ChatGPT, possui cerca de 600.000 usuários, incluindo 93% das empresas da Fortune 500.
Em maio, a OpenAI assinou um acordo com a PwC para revender suas ferramentas para outras empresas e, no mês anterior, também lançou um programa de consultoria e personalização de modelos de IA voltado para negócios. Essas aquisições voltadas para o mercado corporativo parecem estar trazendo resultados, com a receita podendo superar US$ 3,4 bilhões este ano, segundo informações do The Information.
Futuro no mercado corporativo
No contexto dos esforços da OpenAI direcionados para empresas, especialmente à medida que o intervalo entre os lançamentos dos principais modelos da organização se alonga, parece uma realidade não tão distante existir uma versão aprimorada do ChatGPT com capacidades de videoconferência ou de colaboração remota. Assim, os movimentos da corporação continuam, e as expectativas continuarão a ser criadas.
Fonte: Verdict
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: CNN Brasil (reprodução)