Nova IA da Meta promete desbancar o ChatGPT

O lançamento do modelo Llama 3.1 traz novos parâmetros ao mercado, desafiando a liderança da OpenAI no cenário da inteligência artificial.

31/07/20242 minutos
Salvar
nova-ia-da-meta-promete-desbancar-o-chatgpt

A Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou o lançamento do Llama 3.1, seu mais avançado modelo de inteligência artificial generativa. Pela primeira vez, um modelo de linguagem de grande escala, open source e gratuito está sendo colocado no mercado para competir diretamente com o ChatGPT da OpenAI.



Estratégias



A ferramenta, que possui até 405 bilhões de parâmetros em sua versão mais potente, é o maior modelo de linguagem open source de IA generativa já criado. A escolha de desenvolver um sistema de código aberto reflete uma estratégia diferenciada em relação às suas concorrentes, visando a liderança no campo da inteligência artificial.



O investimento específico na criação do Llama 3.1 não foi divulgado, mas especialistas estimam que atingem centenas de milhões de dólares, exigindo caros processadores da Nvidia. Entretanto, de acordo com a empresa, o modelo oferece desempenho semelhante ao do GPT-4, com custos de criação e operação de aplicativos pela metade do preço. Enquanto grande parte do mercado gera receita vendendo licenças de acesso aos seus modelos mais avançados, a Meta planeja obter ganhos indiretos através de parcerias comerciais e serviços de nuvem. Ademais, a startup acredita que um modelo aberto e gratuito incentivará o aprimoramento da IA, atraindo assim mais desenvolvedores, reduzindo gastos e, com isso, podendo desbancar a liderança da OpenAI.



Disponibilidade



O Llama 3.1 estará disponível para desenvolvedores brasileiros, diferente das ferramentas de IA para aplicativos e redes sociais da Meta. Dessa forma, o assistente virtual está sendo lançado em diversos mercados, incluindo a maior parte da América Latina, e funcionará em várias línguas, como francês, italiano e espanhol. No entanto, o lançamento no Brasil será adiado devido a "inseguranças regulatórias locais".


Fonte: Brazil Journal



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.


📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.


Foto: Viso.ai (reprodução)



Salvar

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba semanalmente, atualizações, ferramentas, tutoriais e prompts em seu e-mail.