Microsoft revela rivalidade com a OpenAI
A relação entre as empresas evolui para uma concorrência direta, conforme ambas disputam o domínio no mercado de inteligência artificial.

A gigante da tecnologia Microsoft e a startup de inteligência artificial OpenAI, frequentemente mencionadas como parceiras, agora são também rivais. De acordo com o The Wall Street Journal, citando o relatório fiscal de 2024 da Microsoft, a empresa listou a OpenAI como uma de suas concorrentes, ao lado de outros gigantes no campo da IA, como Amazon e Meta.
Relação
Com uma relação de longo prazo, a parceria entre as duas empresas tem sido crucial, com a Microsoft recorrendo à OpenAI para ajudar na construção de sistemas de IA, além de fornecer suporte financeiro de aproximadamente US$ 13 bilhões para ajudar no desenvolvimento dos sistemas - o maior investimento já feito na startup de Sam Altman.
No entanto, o desejo das empresas de aumentar cada vez mais seu domínio no mercado da IA está colocando-as em conflito, à medida que buscam expandir o uso da tecnologia por grandes organizações que desejam utilizá-la para desenvolvimento de software e atendimento ao cliente. Dessa forma, a Microsoft considera a OpenAI como concorrente nas áreas de pesquisa e notícias, junto com o Google e várias plataformas de mídia social.
Realidade
Apesar da OpenAI agora parecer um grande inimigo, o relacionamento entre as corporações permanece intacto, com ambas reconhecendo o potencial de competição desde o início da parceria. Esse desenvolvimento destaca as linhas cada vez mais tênues na indústria de tecnologia, onde as empresas podem se ajudar em um aspecto enquanto competem em outros.
Fonte: CNBC
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: Entrepreneur (reprodução)