Líderes anunciam saída da OpenAI

O crescente egresso de funcionários traz preocupações e uma nova realidade para startup de inteligência artificial.

06/08/20243 minutos
Salvar
lideres-anunciam-saida-da-openai

John Schulman, um dos cofundadores da OpenAI, anunciou sua saída para se juntar à startup rival de IA, Anthropic. A decisão de Schulman acontece em um período de transição significativa na empresa, incluindo a licença prolongada do presidente e cofundador Greg Brockman e a saída de Peter Deng, ex-gerente de produtos.



Saídas e suas motivações



Greg Brockman, na OpenAI há nove anos, revelou que tirará uma licença até o fim do ano para "relaxar e recarregar as energias". Já Peter Deng, que entrou no ano passado após liderar produtos na Meta, Uber e Airtable, também já havia saído há algum tempo, conforme confirmado pela empresa.



Em uma postagem no X, Schulman explicou que sua decisão de deixar a OpenAI foi motivada pelo desejo de se aprofundar no alinhamento da IA - a tarefa de garantir que a IA se comporte conforme o esperado - e se envolver mais diretamente no trabalho técnico. "Decidi perseguir esse objetivo na Anthropic, onde acredito que posso obter novas perspectivas e fazer pesquisas ao lado de pessoas profundamente engajadas nos tópicos que mais me interessam", disse o cientista. "Estou confiante de que a OpenAI e as equipes das quais fiz parte continuarão a prosperar sem mim."



Além disso, o cofundador também afirmou que sua saída não foi motivada por falta de apoio da organização. "Os líderes da empresa têm sido muito comprometidos com o investimento em pesquisa de alinhamento", escreveu Schulman. "Minha decisão é pessoal, baseada em como quero focar meus esforços na próxima fase da minha carreira."



Um novo cenário



Após a saída do pesquisador de segurança Jan Leike, que também se juntou à Anthropic, Schulman assumiu a liderança dos esforços de ciência de alinhamento da OpenAI, conhecidos como a equipe de "pós-treinamento", além de fazer parte do recém-formado comitê de segurança. Ademais, o cientista foi fundamental na criação da plataforma de chatbot ChatGPT, liderando a equipe de treinamento por reforço da startup, que ajusta modelos de IA generativa para seguir instruções humanas.



Com as crescentes saídas, apenas três dos 11 fundadores originais da OpenAI permanecem, indicando um período de reformulação. Agora, resta saber como a maior empresa de inteligência artificial do mundo irá lidar com o novo cenário, tendo em vista que a concorrência pelo domínio do mercado está cada vez maior.


Fonte: TechCrunch



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.


📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.


Foto: The Information (reprodução)

Salvar

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba semanalmente, atualizações, ferramentas, tutoriais e prompts em seu e-mail.