Jornal alemão planeja cortar empregos e adotar IA para transição digital.

Bild anunciou planos de reduzir suas operações com cortes de empregos e implementação do uso de inteligência artificial (IA).

28/06/20233 minutos
Salvar
jornal-alemao-planeja-cortar-empregos-e-adotar-inteligencia-artificial
O tabloide alemão Bild, publicado pela Axel Springer, anunciou planos de reduzir suas operações regionais e implementar o uso de inteligência artificial (IA) em preparação para uma transformação digital completa. Essa estratégia resultará em cortes significativos de empregos e mudanças na forma como o jornal é produzido. Bild é o jornal mais vendido na Europa, e anunciou que seu programa de corte de custos de € 100 milhões levará a cerca de 200 demissões e alertou a equipe que espera fazer mais cortes editoriais devido às “oportunidades da inteligência artificial”.

Redução de operações regionais e fechamento de escritórios

A Axel Springer informou a seus funcionários que o Bild cortará seis de suas 18 edições regionais e fechará dois terços de seus escritórios regionais. Essa reestruturação visa concentrar a produção dos jornais regionais em Berlim, de onde os repórteres serão gerenciados no futuro.

Mudanças nas funções e cortes de empregos

As funções tradicionais, como editores, editores de fotos e revisores, terão sua relevância reduzida ou deixarão de existir como são atualmente. Segundo informações do jornal alemão Frankfurter Allgemeine, cerca de 200 empregos serão cortados.. Atualmente, o Bild emprega cerca de 1.000 pessoas. O executivo-chefe, Mathias Döpfner, disse que a editora seria uma “empresa de mídia puramente digital”. Ferramentas de IA como o ChatGPT podem “tornar o jornalismo independente melhor do que nunca – ou substituí-lo”, disse ele. Ele previu que a IA logo seria melhor na “agregação de informações” do que os jornalistas humanos e disse que apenas os editores que criassem “o melhor conteúdo original” – como jornalismo investigativo e comentários originais – sobreviveriam.

O papel da Inteligência Artificial na transição digital

A Axel Springer destacou que a introdução da inteligência artificial não está diretamente relacionada aos cortes de empregos. Em vez disso, a tecnologia será utilizada para apoiar os jornalistas em seu trabalho, oferecendo mais tempo e espaço para a criatividade. A empresa ressalta que, mesmo com o suporte da IA, os jornalistas ainda precisarão verificar e validar os resultados gerados pela tecnologia. O BuzzFeed anunciou este ano que pretendia usar a IA para “melhorar” o conteúdo e os questionários online, enquanto o Daily Mirror e o Daily Express no Reino Unido também estão explorando o uso da inteligência artificial. As ferramentas de IA, como o ChatGPT, podem gerar textos altamente sofisticados a partir de simples solicitações do usuário, produzindo qualquer coisa, desde ensaios e formulários de emprego até poemas e obras de ficção, mas suas respostas às vezes são imprecisas ou até mesmo fabricadas. A Axel Springer deixou claro em seu memorando que está iniciando uma ofensiva de inteligência artificial como parte de sua transição para uma editora exclusivamente digital. A empresa reconhece que a maioria dos trabalhos envolvidos na produção das edições impressas será impactada pela mudança. Alguns trabalhadores serão substituídos pela IA ou terão dificuldade em se encaixar no novo cenário digital com suas habilidades atuais.  
🚀Gostou do conteúdo? Continue lendo as principais notícias do mercado de IA. 📩Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial. (Foto: John Macdougall/AFP via Getty)
Salvar

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba semanalmente, atualizações, ferramentas, tutoriais e prompts em seu e-mail.