IA faz descoberta histórica revolucionária: entenda

Tecnologia revela 303 novos geoglifos perto das Linhas de Nazca, oferecendo novas pistas sobre culturas antigas do Peru.

29/09/20242 minutos
Salvar
ia-faz-descoberta-historica-revolucionaria-entenda

Usando inteligência artificial, arqueólogos descobriram 303 novos geoglifos representando animais como papagaios, macacos, orcas e figuras humanas próximas às icônicas Linhas de Nazca, no Peru. Esta descoberta, que quase dobra o número de figuras conhecidas na região, oferece uma nova perspectiva sobre a transição entre as culturas Paracas e Nazca, e revela detalhes antes desconhecidos de um dos sítios arqueológicos mais enigmáticos do mundo, datado de mais de 2.000 anos.



Detalhes



A equipe responsável pela descoberta é da Universidade de Yamagata, no Japão, que trabalhou em colaboração com a IBM Research para usar tecnologias avançadas de IA e drones, acelerando o processo de identificação dos geoglifos. Segundo o estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), o uso da IA permitiu que as análises fossem feitas em uma velocidade sem precedentes. Enquanto levou quase um século para que arqueólogos encontrassem 430 figuras de Nazca, a nova tecnologia possibilitou a descoberta de 303 novos geoglifos em apenas seis meses.



Entre as novas descobertas, há figuras que retratam cenas do cotidiano, como humanos segurando cabeças decapitadas, além de animais como llamas e alpacas e formas humanas abstratas. De acordo com Johny Isla, arqueólogo-chefe responsável pelas Linhas de Nazca no Peru, esses geoglifos menores provavelmente tinham funções mais práticas, como sinais territoriais ou representações de grupos familiares. Isso contrasta com os grandes e icônicos desenhos da cultura Nazca, que teriam maior significado ritual, muitas vezes associados à água e à fertilidade.



Expectativas



Com essa descoberta, os pesquisadores esperam que novas investigações possam trazer ainda mais à tona sobre a vida e as crenças das antigas civilizações peruanas que habitaram a região antes e durante a era Nazca. A combinação de IA e arqueologia abre novas possibilidades para compreender e preservar esses sítios históricos com maior precisão e rapidez, enquanto as equipes continuam a desbravar uma das regiões arqueológicas mais intrigantes do planeta.


Fonte: The Guardian



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.


📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.


Foto: Universidade de Yamagata

Salvar

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba semanalmente, atualizações, ferramentas, tutoriais e prompts em seu e-mail.