Está comprovado: IA aumenta qualidade e produtividade no trabalho

Pesquisa realizada em empresa de consultoria de elite, mostrou que profissionais que usaram a IA no trabalho superaram aqueles que não utilizaram.

19/09/20233 minutos
Salvar
ia-aumenta-produtividade-e-qualidade-no-trabalho
A inteligência artificial (IA) é indiscutivelmente um componente vital para o futuro do trabalho, e um novo artigo, resultado de uma colaboração entre cientistas sociais e o Boston Consulting Group (BCG), fornece evidências substanciais para apoiar essa afirmação. Este experimento, que é o maior e mais abrangente já realizado sobre o impacto da IA no trabalho, revela uma série de descobertas fascinantes.

Mais Produtividade e Mais Qualidade em Utilizar a IA

A principal constatação é que, em 18 tarefas representativas do trabalho em uma empresa de consultoria de elite, os consultores que utilizaram o ChatGPT-4, superaram significativamente aqueles que não o fizeram. Eles concluíram em média 12,2% mais tarefas, realizaram as tarefas 25,1% mais rapidamente e entregaram resultados de qualidade 40% melhores. No entanto, essa vitória da IA vem com ressalvas importantes. Primeiramente, a IA possui uma "Fronteira Irregular". Isso significa que a Inteligência Artificial é altamente eficaz em algumas tarefas, enquanto em outras pode falhar completamente ou produzir baixos resultados. Não existe um manual de instruções para a IA, o que leva a essa fronteira invisível. Assim, tarefas que podem parecer igualmente difíceis na prática podem estar em lados opostos dessa fronteira, tornando a IA uma ferramenta imprevisível.

IA Aumenta o Desempenho no Trabalho

Além disso, o estudo descobriu que a Inteligência Artificial funciona como um nivelador de habilidades. Consultores com desempenho inicial mais baixo experimentaram um aumento de desempenho de 43% ao começar a usar a IA. Isso sugere que a IA tem o potencial de elevar todos os trabalhadores a níveis mais altos de desempenho. No entanto, também houve uma descoberta interessante relacionada ao que os autores chamam de "adormecer ao volante". Quando a IA é muito boa, os humanos podem se tornar menos vigilantes e precisos em seu trabalho. Isso indica a importância de aprender a colaborar de forma eficaz com a Inteligência Artificial e entender seus limites.

Como os Profissionais Utilizam a IA

Os pesquisadores identificaram duas abordagens para navegar na "Fronteira Irregular" da IA: "Centauros" e "Ciborgues". O trabalho do centauro tem uma linha clara entre a pessoa e a máquina, como a linha clara entre o torso humano e o corpo do cavalo do centauro. Os Centauros possuem uma divisão estratégica de trabalho, alternando entre IA e tarefas humanas, alocando responsabilidades com base nos pontos fortes e capacidades de cada entidade. Como por exemplo, ao utilizar a IA como Centauro, um analista de dados decide quais técnicas estatísticas usar, mas depois deixa a IA cuidar da produção de gráficos. No estudo, os centauros fariam o trabalho em que eram mais fortes e depois entregariam tarefas dentro da fronteira irregular para a IA. Por outro lado, os Cyborgs misturam máquina e pessoa, integrando profundamente os dois. Os ciborgues não apenas delegam tarefas; eles entrelaçam seus esforços com a IA, movendo-se para frente e para trás ao longo da fronteira irregular. Algumas tarefas são entregues à IA, como iniciar uma frase para a IA completar, para que os Cyborgs trabalhem em conjunto com a IA. Em suma, a IA já está impactando profundamente o mundo do trabalho, e não se trata mais de uma tecnologia futura. Os trabalhadores têm a oportunidade de escolher como usar a IA para tornar o trabalho mais produtivo e relevante. Dessa forma, a compreensão das nuances da Inteligência Artificial e a colaboração humana eficaz, serão fundamentais para enfrentar essa fronteira irregular em constante evolução.
🚀Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA. 📩Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial. Foto: iStock
Salvar

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba semanalmente, atualizações, ferramentas, tutoriais e prompts em seu e-mail.