IA ameaça mais os salários que o número de vagas no mercado de trabalho, aponta estudo do Banco Central Europeu
Estudo do Banco Central Europeu aponta que a IA tem um efeito maior sobre os salários do que sobre o número de vagas no mercado de trabalho.
O impacto da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho tem sido um tema de preocupação e debate. Porém, um estudo realizado em 16 países pelo Banco Central Europeu sugere que, até o momento, a IA está afetando mais os salários do que o número de empregos.
Recentemente, as empresas tem investido fortemente na IA, deixando os economistas empenhados em compreender seu impacto no mercado de trabalho. E assim, gerando receios entre o público em geral quanto ao futuro dos seus empregos. Ao mesmo tempo, os empregadores lutam para encontrar trabalhadores qualificados.
Empregos com IA x Salários com IA
De acordo com o estudo, a porcentagem de empregos nos setores expostos à IA tem aumentado, com empregos de baixa e média qualificação permanecendo praticamente inalterados. Em contrapartida, cargos altamente qualificados receberam um impulso significativo. No entanto, o estudo também aponta para impactos "neutros a ligeiramente negativos" nos lucros das empresas.
Além disso, o estudo ressalta que a IA continua a se desenvolver e ser adotada, e a maior parte de seu impacto no emprego e nos salários ainda não foi totalmente compreendida. Portanto, embora as descobertas atuais possam sugerir um efeito mais positivo do que negativo no mercado de trabalho, isso pode mudar à medida que a tecnologia avança.
É importante notar que as preocupações com a automação e a IA afetando negativamente o emprego estão relacionadas, em parte, à polarização do mercado de trabalho. Onde, nesse caso, empregos de qualificação média podem ser os mais afetados.
Por fim, o estudo destaca que a situação ainda está evoluindo e que a monitoração contínua é necessária para entender completamente o impacto da IA no mercado de trabalho e na economia.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: Shutterstock