Governo da Ucrânia apresenta avatar de IA como porta-voz de ministério
Victoria Shi, como é chamada a avatar de IA, foi desenvolvida para fazer as declarações do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia e é inspirada em famosa cantora ucraniana.
O governo da Ucrânia apresentou, sua nova porta-voz digital chamada Victoria Shi, desenvolvida para realizar declarações oficiais do Ministério das Relações Exteriores. Esta iniciativa marca a primeira vez que um serviço diplomático mundial utiliza uma figura gerada por inteligência artificial (IA) para essa função, embora o conteúdo das declarações continue sendo elaborado por humanos.
Introdução da Porta-voz Digital
Victoria Shi apresenta-se como uma "pessoa digital", e é capaz de realizar gestos e movimentos de cabeça enquanto fala, surpreendendo na fluidez de seus movimentos e sincronismo com as suas falas. Mas nem tudo em Victoria é obra da IA, o serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia esclareceu à AFP que a IA é utilizada apenas para a parte visual, enquanto as declarações são escritas e verificadas por pessoas reais.
Dmytro Kuleba, Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, destacou que a criação de Shi representa um "salto tecnológico" inédito no campo diplomático. A principal motivação por trás da introdução da porta-voz IA é a economia de tempo e recursos para os diplomatas, permitindo que se concentrem em outras tarefas essenciais.
Detalhes da Implementação e Segurança
Os desenvolvedores responsáveis por Shi, conhecidos como The Game Changers, também têm experiência na criação de conteúdo de realidade virtual relacionado ao conflito ucraniano. O nome "Victoria Shi" deriva da junção das palavras "vitória" e "inteligência artificial" em ucraniano.
A voz e a aparência de Shi foram modeladas a partir de Rosalie Nombre, uma conhecida cantora ucraniana e ex-participante de um reality show. É importante ressaltar que, para segurança, as declarações de Shi serão acompanhadas de um código QR, vinculando-as ao texto no site oficial do ministério, garantindo autenticidade e prevenindo falsificações.
Controvérsias e Desafios Atuais
Um dos primeiros temas a ser tratados por Shi será o dos serviços consulares, especialmente após a recente suspensão desses serviços para homens em idade militar que vivem no exterior. Esta medida exige que eles retornem à Ucrânia para procedimentos administrativos, enfrentando a possibilidade de recrutamento.
Este avanço reflete a crescente intersecção entre tecnologia e diplomacia, destacando o potencial das ferramentas de IA em modernizar e agilizar as comunicações oficiais, ao mesmo tempo que levanta questões sobre segurança e a natureza pessoal da diplomacia.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: @MFA_Ukraine/X