Globo utiliza IA em projeto e causa debates nas redes sociais
Quase 50 trabalhadores perderam suas vagas para a inteligência artificial em documentário produzido pela Globoplay.
A recente dublagem por inteligência artificial utilizada no documentário "Rio-Paris: a tragédia do voo 447" do Globoplay gerou intensos debates nas redes sociais. A série, que aborda a catástrofe aérea que resultou em 228 mortes, inclui entrevistas em francês e inglês que foram dubladas por IA, provocando reações diversas do público, incluindo questões sobre a desvalorização dos dubladores humanos.
Resposta às críticas
De acordo com o perfil da campanha Dublagem Viva, gerenciado por profissionais de dublagem que buscam a regulamentação do uso da IA, aproximadamente 50 profissionais perderam potenciais vagas no projeto pelo uso da tecnologia. Procurada para comentar o assunto, a Globo afirmou que ainda não há previsão para utilizar novamente esse recurso e ressaltou seu compromisso com a inovação tecnológica. A plataforma explicou: "A Globo sempre esteve na vanguarda da inovação tecnológica, e não tem sido diferente com a adoção da inteligência artificial. Antes mesmo de as ferramentas disponíveis estarem sendo aplicadas pelo mercado, realizamos testes e desenvolvemos soluções internas que estão em experimentação e uso, especialmente em apoio aos talentos, aos processos produtivos e à acessibilidade. Assim como em nossas demais atividades, sempre de forma ética, com transparência, buscando a qualidade e respeitando a questão dos direitos. Foi o que aconteceu, por exemplo, em 'Rio-Paris': cumprimos o compromisso assumido com algumas empresas de dublagem de não utilizar as vozes de seus dubladores através de processos de IA ou para o treinamento de IA".
Futuro incerto
Mesmo contendo avisos antes dos episódios sobre a utilização do recurso no documentário, as discussões éticas e sociais em torno do assunto parecem estar distantes do fim. Agora, resta saber se as críticas farão com que as grandes plataformas de streaming recuem na decisão de utilizar a inteligência artificial na dublagem ou se ainda apostarão na melhora da ferramenta para os próximos projetos.
Fonte: O Globo
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: Olhar Digital (reprodução)