Ex-CTO da OpenAI, Mira Murati, lança sua nova startup de IA
Thinking Machines Lab pretende desenvolver sistemas de IA mais customizáveis e seguros, com foco em avanços científicos e tecnológicos.

Mira Murati, ex-CTO da OpenAI, anunciou oficialmente sua nova startup, a Thinking Machines Lab, que terá como foco o desenvolvimento de ferramentas para tornar a inteligência artificial mais compreensível, customizável e eficaz para diferentes aplicações.
A empresa, que saiu do modo sigiloso nesta terça-feira (11), conta com uma equipe de peso, incluindo John Schulman, cofundador da OpenAI, como cientista-chefe, e Barret Zoph, ex-diretor de pesquisa da OpenAI, como CTO.
Objetivos
Em um post no blog oficial, a Thinking Machines Lab destacou que, apesar dos avanços significativos na IA, ainda existem lacunas importantes, especialmente no entendimento da tecnologia por parte da comunidade científica e na dificuldade de personalização dos modelos de IA para atender às necessidades específicas dos usuários.
A startup pretende desenvolver modelos multimodais, capazes de interagir e trabalhar de forma mais colaborativa com humanos. O objetivo é criar sistemas que possam facilitar descobertas científicas e avanços na engenharia, permitindo aplicações mais amplas e eficazes.
A segurança da IA será um dos pilares do trabalho da empresa, que promete atuar na prevenção do mau uso de seus modelos, compartilhar boas práticas com o setor e fornecer código aberto e especificações para pesquisadores externos que estudam o alinhamento da IA.
Funcionários
Murati, que esteve na OpenAI por seis anos, foi responsável pelo desenvolvimento de projetos como ChatGPT, DALL-E e Codex. Em 2023, ocupou brevemente o cargo de CEO interina da empresa após a demissão temporária de Sam Altman, com quem sempre manteve uma relação próxima.
A Thinking Machines Lab já conta com 29 funcionários oriundos de gigantes da tecnologia, como Google DeepMind, Character AI e OpenAI. A startup também está em processo de recrutamento para cientistas de machine learning e engenheiros. Embora não tenha confirmado informações sobre financiamento, rumores indicam que Murati estaria negociando um aporte de US$ 100 milhões com fundos de venture capital.
Lançamento
A Thinking Machines Lab ainda não divulgou uma previsão de lançamento de seus primeiros produtos, mas promete contribuir significativamente para o futuro da inteligência artificial.
Fonte: TechCrunch
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: Fortune