Estudo mostra que 82% dos estudantes já usam a IA

A IA surge como uma super ferramenta educacional, porém, com implicações significativas para o futuro da educação.

29/01/20243 minutos
Salvar
estudo-mostra-que-82-dos-estudantes-ja-usam-a-ia

Um estudo recente de Empantallados.com e GAD3 sobre o uso de tecnologia nas escolas e casas espanholas mostrou que a adoção de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) pela comunidade educativa é surpreendentemente alta. De acordo com a pesquisa, 69% dos pais, 73% dos professores e 82% dos estudantes entre 14 e 17 anos já utilizaram IA em algum contexto educacional.



A pesquisa revela que a maioria dos pais e professores veem a IA com um impacto positivo na educação e no futuro profissional das crianças. Nesse caso, seis em cada dez pais e mais da metade dos professores compartilham dessa visão.



Usos Frequentes da IA por Estudantes



  • Assistência em Tarefas e Exames: 58% dos estudantes usam IA para realizar trabalhos escolares, 56% para complementar conteúdos de disciplinas e 50% para estudar para exames.


  • Criatividade e Geração de Ideias: 41% dos estudantes utilizam IA para tarefas criativas e geração de novas ideias.



Preocupações de Pais e Professores



Enquanto os pais e professores reconhecem os benefícios da IA, eles expressam preocupações sobre as políticas de privacidade e uso de dados pessoais por essas ferramentas. Além disso, os professores são mais críticos quanto ao uso de IA pelos alunos, com apenas um terço recomendando seu uso geral.



73% dos professores também já utilizaram IA, principalmente para obter ideias para aulas e complementar conteúdos. A utilização é mais comum entre os professores mais jovens e na formação profissional.



Conhecimento e Regulamentação do Uso de IA



Os adolescentes acreditam ter mais conhecimento sobre IA do que pais e professores, com apenas 9% relatando que os pais estabelecem regras para o uso dessas ferramentas. Por outro lado, 42% dos professores impõem condições significativas ao uso da IA pelos alunos.



Outro ponto salientado pela pesquisa, é que os estudantes tendem a confiar mais nas informações fornecidas pelo ChatGPT do que nas redes sociais, embora estejam cientes dos problemas de confiabilidade das ferramentas de IA.



Inclusão da IA no Currículo Acadêmico



Apesar das preocupações e da falta de regulamentação, 60% dos pais e professores são a favor da inclusão da IA no currículo acadêmico. No entanto, apenas 40% dos professores acreditam no impacto educativo da IA, e 67% consideram que seu uso por adolescentes pode agravar casos de bullying.



IA como Ferramenta Educacional Emergente



Portanto, o estudo destaca a rápida adoção e o potencial da IA na educação, juntamente com a necessidade de abordar preocupações de privacidade e regulamentação. A IA surge como uma super ferramenta educacional, porém, com implicações significativas para o futuro da educação.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.


📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.


Foto: Denis Balibouse/Reuters

Salvar

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba semanalmente, atualizações, ferramentas, tutoriais e prompts em seu e-mail.