Da Demissão de Sam Altman da OpenAI ao Seu Retorno ao Cargo de CEO. Confira a Linha do Tempo dos acontecimentos.
Confira a linha to tempo de todos os acontecimentos da demissão de Sam Altman da OpenAI, a seu retorno ainda mais forte como CEO da empresa.
22/11/20234 minutos
Salvar
Em uma reviravolta dramática, Sam Altman, foi demitido do cargo de CEO da OpenAI, a empresa por trás de sucessos virais da IA (Inteligência Artificial) como ChatGPT, GPT-4 e DALL-E 3, pelo conselho de administração da empresa. Ao mesmo tempo, o presidente e cofundador de longa data da OpenAI, Greg Brockman, renunciou – assim como três pesquisadores seniores da OpenAI. E as consequências continuam, mesmo com a volta de Altman ao cargo de CEO.
Para facilitar o acompanhamento de tudo o que aconteceu na novela Sam Altman vs. OpenAI, elaboramos um linha do tempo para te colocar por dentro de todos os acontecimentos,
🚀Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA. 📩Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
16 de novembro
- Ilya Sutskever, cientista-chefe da OpenAI, agenda uma ligação com Altman, sinalizando as discussões internas que levaram à demissão. Assim como informamos, em nossa postagem no Instagram, o conselho da OpenAI justificou a decisão alegando preocupações com sua eficácia como líder, apontando para questões de transparência nas comunicações e no cumprimento de suas obrigações.
- Mira Murati, CTO da OpenAI, é informada sobre a demissão de Altman, marcando o início dos eventos que culminaram na crise na OpenAI.
17 de novembro
- Greg Brockman é rebaixado de sua posição de presidente do conselho, o que desencadeia uma série de eventos subsequentes.
- Altman é demitido publicamente da OpenAI, o que choca a comunidade de IA e a indústria em geral.
- Três pesquisadores seniores da OpenAI renunciam após Brockman, mostrando o impacto da demissão de Altman na organização.
18 de novembro
- O COO da OpenAI, Brad Lightcap, esclarece que a demissão de Altman não está relacionada a irregularidades financeiras ou de segurança, procurando dissipar quaisquer preocupações nesse sentido.
- Altman planeja lançar um novo empreendimento, possivelmente uma startup de chip de IA, indicando seu desejo de continuar a contribuir para o campo da IA.
19 de novembro
- Altman é convidado para se reunir na sede da OpenAI enquanto os executivos pressionam pelo seu retorno. Isso demonstrou um esforço da empresa para resolver a crise interna.
- Investidores pressionam pelo retorno de Altman, indicando a importância de Altman para a OpenAI e sua parceria com a Microsoft.
- O financiamento planejado da OpenAI pode estar em perigo devido à incerteza em torno dos acontecimentos recentes.
20 de novembro
- Sam Altman anuncia que se juntará à Microsoft para liderar uma nova equipe de pesquisa em IA, ao lado de Greg Brockman.
- Quase 500 funcionários da OpenAI ameaçam pedir demissão a menos que o conselho renuncie e Altman seja renomeado. Esse número aumentou para mais de 650 até o fim do dia na segunda-feira. Posteriormente, o número final chegou a mais de 700 dos 770 funcionários assinando a carta pedindo a volta de Altman.
- Altman e Brockman consideram retornar à OpenAI se o conselho anterior se afastar, indicando sua disposição de reverter sua decisão anterior.
21 de novembro
- Sam Altman, Greg Brockman e a OpenAI chegam a um acordo para seu retorno como CEO da empresa, com um novo conselho incluindo Bret Taylor, Larry Summers e Adam D'Angelo.
Como a OpenAI se Fortalece com a Volta de Sam Altman
Por incrível que pareça, nenhum movimento foi intencional ou estratégico. Assim, cada reviravolta parecia surgir de forma chocante e do nada. Desde a oferta da Microsoft para contratar Altman e Greg Brockman até a chegada chocante do cofundador do Twitch, Emmett Shear, como CEO interino. Apesar do caos absoluto durante o processo, o resultado acabará sendo uma OpenAI muito mais forte e mais unificada. Em primeiro lugar, a estrutura governamental reformada da OpenAI provavelmente será muito mais amigável com a Microsoft, o que lhe oferece previsibilidade e estabilidade por parte do seu principal parceiro na corrida da IA generativa. Em segundo lugar, a orientação e o apoio de Nadella a Altman e Brockman, e à equipa vitoriosa composta pelos seus aliados, provavelmente não serão esquecidos tão cedo. Nadella sabiamente garantiu para si uma posição como aliado chave da pessoa mais poderosa da IA generativa atualmente. Se de alguma forma a principal razão para a divergência entre o conselho e Altman foram as preocupações sobre a velocidade com que a OpenAI estava progredindo com a AGI, então as ações do conselho tiveram exatamente o efeito oposto ao pretendido. A OpenAI está agora reformada, com um time mais unificado e com um foco claro em atingir os objetivos de Altman de torná-la líder na mega indústria emergente de IA.
🚀Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA. 📩Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Salvar