Cofundador da OpenAI deixa a Anthropic e se junta a nova startup
John Schulman, um dos principais arquitetos do ChatGPT, se junta à nova empresa secreta de Mira Murati.

O renomado pesquisador de inteligência artificial e cofundador da OpenAI, John Schulman, deixou a Anthropic após apenas cinco meses e, segundo fontes, já tem um novo destino. De acordo com a revista Fortune, Schulman se juntou à misteriosa startup fundada por Mira Murati, ex-diretora de tecnologia (CTO) da OpenAI.
Mudança
Schulman, um dos principais arquitetos do ChatGPT, deixou a OpenAI em agosto de 2023 para ingressar na Anthropic, empresa rival fundada por ex-membros da OpenAI. Na época, ele afirmou que sua decisão estava ligada ao desejo de aprofundar sua pesquisa em alinhamento de IA, área que estuda como garantir que sistemas de IA ajam conforme o esperado. Agora, menos de seis meses depois, Schulman sai da Anthropic sem dar declarações públicas sobre os motivos de sua saída ou seus próximos passos.
Aposta
A mudança de Schulman ocorre em meio ao crescimento da nova empreitada de Mira Murati, que deixou a OpenAI em setembro de 2023. Segundo fontes, Murati está recrutando outros ex-funcionários da OpenAI, incluindo Christian Gibson, que atuava na equipe de supercomputação da empresa.
A ex-CTO tem mantido sigilo sobre seu projeto, mas já estaria em negociação para levantar mais de US$ 100 milhões em investimentos. Com a chegada de Schulman, um dos principais especialistas em alinhamento de IA, especula-se que a startup possa estar focada em desenvolver tecnologias avançadas nessa área.
Disputa
O movimento de Schulman reflete a crescente disputa por talentos no setor de inteligência artificial, à medida que novas empresas buscam atrair os principais pesquisadores para impulsionar inovações e desafiar gigantes como OpenAI, Google DeepMind e Anthropic.
Fonte: Fortune
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: Reprodução