Homem com paralisia recupera movimento e sensação após cirurgia com IA.

Vítima de paralisia retomou movimentos após receber cirurgia para implantação de eletrodos com IA, ligando seu cérebro à sua medula espinhal.

31/07/20233 minutos
Salvar
cirurgia-com-ia
Um morador de Long Island (EUA) que havia ficado tetraplégico em um acidente de mergulho agora é considerado um "milagre" médico. O que aconteceu graças à realização de uma inovadora cirurgia que utilizou a inteligência artificial (IA). Keith Thomas, de 45 anos, recuperou movimentos e sensações do corpo por meio de um procedimento que integrou um computador ao seu cérebro, utilizando implantes de microeletrodos. A equipe do Feinstein Institutes for Medical Research em Manhasset, NY, classifica o caso como pioneiro, podendo abrir caminhos para o uso de IA na medicina e no tratamento de diversas doenças.

O acidente e a esperança de Keith

Há três anos, Thomas sofreu um acidente de mergulho em uma piscina que resultou na quebra do seu pescoço e de partes da coluna, deixando-o paralisado do pescoço para baixo. Embora inicialmente tenha sido informado de que jamais voltaria a mover-se abaixo do pescoço, Thomas manteve a esperança. Seu espírito indomável e uma campanha no GoFundMe, que arrecadou mais de $ 360.000, o ajudaram a enfrentar os desafios que surgiram em sua nova vida. O otimismo e a determinação de Thomas o tornaram um candidato ideal para essa cirurgia de última geração com IA, segundo Dr. Ashesh Mehta, diretor do Laboratório de Mapeamento do Cérebro Humano do Instituto. A complexa cirurgia de 15 horas requeria que Thomas permanecesse acordado em alguns momentos para se comunicar com os cirurgiões. Thomas demonstrou seu bom humor ao contar piadas durante o procedimento.

Cirurgia com IA, um passo gigante para a medicina

O sucesso da cirurgia foi impressionante. Thomas conseguiu recuperar o movimento e segurar a mão de sua irmã pela primeira vez desde o acidente. Os implantes dos microeletrodos alimentados por IA, reconectaram o cérebro de Thomas a sua medula espinhal e ao resto de seu corpo. O que abriu para ele novas possibilidades e deram um vislumbre de independência. A trajetória de Thomas é um testemunho impressionante dos avanços extraordinários na IA e da medicina.

A IA e o futuro da ciência médica

A instalação do implante cerebral alimentado por IA no caso de Thomas sinaliza um futuro promissor para a ciência médica. Neste caso, a plasticidade, um conceito central da capacidade do cérebro de se adaptar e remodelar, pode influenciar profundamente o tratamento de condições como esclerose múltipla e distúrbios de movimento. Sendo assim, com o avanço da IA e da neurotecnologia, os cientistas esperam possibilitar a recuperação de habilidades perdidas por pessoas com deficiências, melhorando assim sua qualidade de vida.  
🚀Gostou do conteúdo? Continue lendo as principais notícias do mercado de IA. 📩Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial. (Foto: Northwest Health)
Salvar

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba semanalmente, atualizações, ferramentas, tutoriais e prompts em seu e-mail.