China Aposta na Produção em Massa de Robôs Humanoides até 2025

Governo da China revelou planos ambiciosos para a produção em massa de robôs humanoides até 2025 com o objetivo de revolucionar a indústria e a vida cotidiana dos cidadãos.

08/11/20233 minutos
Salvar
china-aposta-na-producao-em-massa-de-robos-humanoides-ate-2025
O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China revelou planos ambiciosos para a produção em massa de robôs humanoides até 2025. Com o objetivo de revolucionar a indústria e a vida cotidiana dos cidadãos, o país está determinado a estabelecer um sistema de inovação e avançar em tecnologias-chave para permitir alcançar esta meta. Esses avanços incluem, por exemplo, a garantia de um fornecimento seguro de componentes essenciais para a produção. Isso envolve a melhoria dos padrões industriais, testes de produtos e a promoção de laboratórios, organizações industriais e comunidades de programação em código aberto.

Robôs Humanoides como Motor de Crescimento Econômico na China

De acordo com a diretriz do MIIT, até 2027, os humanoides devem se tornar um importante motor de crescimento econômico na China. Para isso, o governo chinês e a indústria de robótica estão monitorando de perto os avanços globais nesse campo. As diretrizes do projeto de Pequim apontam para um aumento no uso de robôs em setores como saúde, serviços domésticos, agricultura e logística. Nesse sentido, a China também busca desenvolver humanoides para trabalhar em ambientes adversos e perigosos, bem como na indústria manufatureira. Assim, o país busca não só aumentar o uso interno de humanoides, mas também almeja liderar o mercado global desses robôs. A maioria das empresas que anunciaram publicamente a produção comercial de humanoides estão sediadas na América do Norte. A Agility Robotics, com sede no Oregon (USA), por exemplo, anunciou recentemente que seu humanoide Digit está sendo testado pela Amazon em um armazém de pesquisa e desenvolvimento perto de Seattle (USA). A Amazon, que já emprega uma diversa gama de robôs em seus processos também é investidora na Agility Robotics. https://youtu.be/-XOyT5q2NwE?feature=shared

Ênfase na Inteligência Artificial para Robôs

Para impulsionar o desenvolvimento dos robôs humanoides, o MIIT incentivou o uso de avanços recentes em IA, incluindo grandes modelos de linguagem, para aprimorar o "cérebro" e os membros desses robôs.

Aceleração do Desenvolvimento Robótico na China

A China tem demonstrado um forte compromisso com o desenvolvimento da robótica nos últimos anos, com a criação de fundos específicos e planos de ação para impulsionar a automação em várias indústrias. Recentemente, o governo chinês anunciou um fundo de 1,4 bilhões de dólares destinado a promover o desenvolvimento da tecnologia robótica em Pequim. A ambição do país é ter aproximadamente 500 robôs por cada 10.000 trabalhadores até 2025.

Expansão Agressiva da Automação e Robótica

Os números da Federação Internacional de Robótica (IFR) mostram que a China tem feito progressos significativos na instalação de robôs em suas indústrias. Em 2021, o país registrou um aumento de 44% no emprego de robôs na indústria em comparação com o ano anterior. Assim, o país se tornou o quinto país mais automatizado do mundo em densidade de robôs. Essas iniciativas refletem a determinação da China em liderar o setor de robótica e inteligência artificial globalmente, com foco especial no desenvolvimento e na produção em larga escala de humanoides para diversas aplicações.
🚀Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA. 📩Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial. Foto: Xiaomi
Salvar

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba semanalmente, atualizações, ferramentas, tutoriais e prompts em seu e-mail.