CEOs afirmam que o crescimento da IA resultará em cortes de trabalho em 2024

Executivos de grandes empresas acreditam que a IA irá levar a cortes de funcionários de pelo menos 5% neste ano.

25/01/20242 minutos
Salvar
ceos-afirmam-que-o-crescimento-da-ia-resultara-em-cortes-de-trabalho-em-2024

Uma pesquisa recente divulgada durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, indica que cerca de um quarto dos CEOs globais esperam que a implementação de inteligência artificial generativa (IA) leve a reduções de funcionários de pelo menos 5% neste ano. O estudo, realizado pela PwC, sugere que indústrias como mídia social, entretenimento, bancos, seguros e logística são mais propensas a prever perdas de emprego devido ao avanço das ferramentas de IA.



Adesão Crescente da IA Generativa



A pesquisa da PwC, baseada em entrevistas com 4.702 chefes de empresas de 105 países, mostra um interesse crescente na adoção de IA generativa. Cerca de 46% dos entrevistados esperam que o uso dessa tecnologia aumente a lucratividade nos próximos 12 meses, enquanto 47% acreditam que terá pouco ou nenhum impacto. Além disso, muitos economistas preveem que a IA conduzirá a ganhos de produtividade, mas também a perturbações na força de trabalho.



Nesse sentido, um número crescente de executivos planeja implementar IA generativa nos próximos meses, e 69% dos entrevistados indicam que seus funcionários precisarão aprender novas competências relacionadas a IA. A Goldman Sachs previu anteriormente que os avanços em IA poderiam automatizar um quarto do trabalho nos EUA e na zona do euro, potencialmente aumentando o PIB global em 7% em uma década.



Resposta a Desenvolvimentos Revolucionários



Os executivos também expressaram preocupação com a necessidade de responder a desenvolvimentos revolucionários, como a IA generativa e as mudanças climáticas. Bob Moritz, presidente global da PwC, enfatizou que os líderes estão cada vez mais focados nas forças disruptivas dentro de suas indústrias, buscando acelerar a implementação da IA generativa e enfrentar os desafios das mudanças climática.



Preocupações com Segurança Cibernética e Desinformação



Além dos impactos econômicos, os executivos estão preocupados com a segurança cibernética e a propagação da desinformação como riscos associados à IA.



A pesquisa da PwC destaca a transição em curso nas indústrias e na economia global, impulsionada pela IA generativa. Enquanto os líderes empresariais se adaptam a esta nova era, eles enfrentam o desafio de equilibrar inovação tecnológica com as implicações na força de trabalho e na sociedade.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.


📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.


Foto: Denis Balibouse/Reuters

Salvar

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba semanalmente, atualizações, ferramentas, tutoriais e prompts em seu e-mail.