BYD anuncia parceria com DeepSeek para integrar IA aos seus automóveis
Tecnologia de IA generativa será incorporada ao sistema de direção autônoma dos veículos da montadora chinesa.

A BYD anunciou na segunda-feira (10) que integrará a inteligência artificial generativa DeepSeek ao sistema de direção autônoma de seus veículos. A tecnologia será implementada em 21 modelos da marca, incluindo carros de entrada, com o objetivo de aprimorar a experiência de condução e segurança.
Sistema e suas versões
Chamado de “God’s Eye” (Olhos de Deus), o sistema de assistência à condução contará com três versões. A mais básica, disponível no Dolphin Mini, possui um conjunto de 12 câmeras e 17 sensores, incluindo radares de ondas milimétricas e sensores ultrassônicos, proporcionando uma visão 360º do ambiente ao redor do veículo.
Na versão intermediária, com capacidade de 300 TOPS (trilhões de operações por segundo), a BYD adicionou um sensor LiDAR para melhorar a precisão da percepção do ambiente. Já a opção mais avançada traz três sensores LiDAR e o dobro da capacidade de processamento, permitindo realizar manobras complexas e aumentar a interação com o entorno.
A IA na direção autônoma
Segundo Wang Chuanfu, fundador da BYD, a presença da DeepSeek nos sistemas de direção autônoma levará essa tecnologia a um novo patamar, tornando-se “tão indispensável quanto um cinto de segurança ou airbags” no futuro.
O impacto do anúncio foi imediato no mercado: as ações da montadora chinesa registraram alta de 4,5% na Bolsa de Hong Kong, refletindo a confiança dos investidores na adoção da inteligência artificial no setor automotivo.
Outras montadoras
A BYD não é a única fabricante de automóveis chinesa a investir em IA generativa para aprimorar seus sistemas. A Geely anunciou uma parceria para integrar inteligência artificial a seus veículos, com o objetivo de redefinir a interação entre humanos e máquinas.
Além disso, marcas como Leapmotor e Great Wall Motors (GWM) também confirmaram a adoção do chatbot DeepSeek em seus automóveis. A tecnologia será utilizada para otimizar interações por voz, recomendações de direção segura e aprimoramento da experiência a bordo, chegando a alguns modelos por meio de atualizações de software.
ChatGPT
Enquanto a DeepSeek ganha espaço no mercado automotivo, outras inteligências artificiais também estão sendo incorporadas aos veículos. Recentemente, o ChatGPT, da OpenAI, foi integrado aos sistemas multimídia da DS e Peugeot (ambas da Stellantis) e de modelos da Volkswagen.
Nos últimos dias, o chatbot chinês superou o ChatGPT em número de downloads, mostrando a crescente adoção da tecnologia chinesa no setor de mobilidade inteligente.
Fonte: G1
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: BYD