Apple e Amazon enfrentam desafios em atualizações da Siri e Alexa
Gigantes da tecnologia adiam lançamentos devido a inconsistências e erros nos assistentes de voz aprimorados por IA.

Apple e Amazon estão enfrentando dificuldades significativas na implementação de inteligência artificial generativa em seus assistentes de voz, Siri e Alexa. Testes internos revelaram problemas de confiabilidade e respostas incorretas, levando ambas as empresas a adiarem seus lançamentos.
Apple
A Apple pode postergar a estreia da nova Siri, originalmente prevista para abril, para maio ou uma data posterior, devido a falhas de software e problemas de engenharia. As três grandes melhorias prometidas pela empresa em 2024 – maior acesso a dados do usuário, controle aprimorado de aplicativos e compreensão de contexto na tela – ainda apresentam desempenho inconsistente nos testes.
Amazon
Enquanto isso, a Amazon enfrenta desafios semelhantes, já que a versão da Alexa baseada em modelos de linguagem (LLMs) também teve seu lançamento adiado. O sistema, que foi demonstrado em 2023, ainda sofre com respostas imprecisas e, segundo fontes internas, a empresa teme que erros na assistente possam comprometer a confiança dos usuários. Agora, a previsão é que a nova Alexa seja anunciada em 26 de fevereiro, mas só esteja disponível ao público a partir de 31 de março.
Desafios
As dificuldades da Apple e da Amazon evidenciam um dos principais desafios da adoção em larga escala de assistentes de voz impulsionados por IA generativa: a imprevisibilidade dos modelos probabilísticos. Recentemente, a Apple precisou suspender um recurso de notificações baseadas em IA no iPhone após detectar resumos de notícias incorretos.
Com isso, a empresa estuda alternativas para o lançamento da nova Siri, podendo incluir algumas funções na atualização de abril, mas desativadas por padrão até o iOS 18.5, previsto para maio. Já uma versão totalmente reformulada da assistente, com conversas mais naturais e integração completa com IA, só deve chegar em 2026.
Avanço
Enquanto isso, os desafios enfrentados por Apple e Amazon mostram que, embora a IA generativa avance rapidamente, sua implementação em produtos de consumo ainda exige aprimoramentos para garantir precisão e confiabilidade.
Fonte: The Decoder
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.
📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.
Foto: AdWeek