OpenAI avalia progresso de IAs capazes de superar humanos

O novo sistema proposto pela empresa tem como intuito sistematizar os avanços do desenvolvimento de uma inteligência artificial geral.

15/07/20244 minutos
Salvar
Openai-avalia-progresso-de-ias-capazes-de-superar-humanos

A OpenAI divulgou recentemente um sistema de classificação composto por cinco níveis para avaliar seu progresso no desenvolvimento de Inteligência Artificial Geral (AGI). Este novo sistema, apresentado na última terça-feira (9) em uma reunião geral, busca fornecer uma visão clara sobre os avanços da IA. No entanto, a classificação descreve uma tecnologia hipotética que ainda não existe, o que pode ser uma estratégia de marketing para atrair investidores.



Expectativas



A OpenAI já havia declarado que a AGI - um conceito que se refere a um sistema de IA capaz de realizar tarefas inéditas como um humano, sem necessidade de treinamento especializado - é atualmente o principal objetivo da empresa. A busca por essa tecnologia, que poderia substituir humanos na maioria dos trabalhos intelectuais, alimenta o foco em torno da startup, apesar do potencial disruptivo dessa inovação na sociedade. Sam Altman, CEO da OpenAI, expressou sua crença de que a AGI pode ser alcançada nesta década, com grande parte de sua mensagem pública relacionada a como a empresa e a sociedade podem lidar com o que o sistema traria. Nesse contexto, um sistema de classificação para comunicar internamente os marcos alcançados no caminho para a AGI faz sentido.



Potencial progresso



Os cinco níveis da OpenAI, que a empresa planeja compartilhar com os investidores, variam das capacidades atuais da IA até sistemas que poderiam gerenciar organizações inteiras. Atualmente, a corporação acredita que sua tecnologia, como o GPT-4 que alimenta o ChatGPT, está no Nível 1, que envolve IA com interações conversacionais. Os cinco "Estágios da Inteligência Artificial" são os seguintes: Nível 1: Chatbots, IA com linguagem conversacional; Nível 2: "Raciocinadores", resolução de problemas em nível humano; Nível 3: Agentes, sistemas que podem tomar ações; Nível 4: Inovadores, que podem ajudar na invenção; Nível 5: Organizações, IA capaz de fazer o trabalho de uma organização.



Parceiros de objetivo



Esse sistema de classificação ainda está em desenvolvimento, e a OpenAI planeja coletar feedback de funcionários, investidores e membros do conselho, potencialmente refinando os níveis ao longo do tempo. A filha de Sam Altman não está sozinha na tentativa de quantificar os níveis de capacidades da IA, visto que o sistema da OpenAI se assemelha aos níveis de condução autônoma mapeados pelos fabricantes de automóveis. Em novembro de 2023, pesquisadores do Google DeepMind propuseram seu próprio sistema de cinco níveis para avaliar o avanço da IA, mostrando que outros laboratórios de IA também estão tentando descobrir como categorizar coisas que ainda não existem. Além disso, o sistema de classificação também se assemelha aos "Níveis de Segurança de IA" da Anthropic, publicados em setembro do mesmo ano pelo criador do assistente de IA Claude, em que ambos os sistemas visam categorizar as capacidades da IA, embora enfoquem aspectos diferentes. Os ASLs da Anthropic são mais explicitamente focados na segurança e nos riscos catastróficos, enquanto os níveis da OpenAI rastreiam capacidades gerais.



Questionamentos



Contudo, qualquer sistema de classificação de IA levanta questões sobre a possibilidade de quantificar de forma significativa o progresso da tecnologia e o que constitui um avanço. Atualmente, não há consenso na comunidade de pesquisa sobre como medir o avanço rumo à AGI ou mesmo se é um objetivo bem definido ou alcançável. Assim, o sistema de cinco níveis da OpenAI provavelmente deve ser visto como uma ferramenta de comunicação para atrair investidores, mostrando as metas da empresa em vez de uma medição científica ou técnica do progresso.


Fonte: Bloomberg



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



🚀 Gostou do conteúdo? Então continue lendo as principais notícias do mercado de IA.


📩 Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre a Inteligência Artificial.


Foto: Poder 360 (reprodução)

Salvar

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba semanalmente, atualizações, ferramentas, tutoriais e prompts em seu e-mail.